how ?
Não há um método que atenda a todos. A busca pelo “método de ensino de inglês ideal” é longa e, embora não tenha sido bem-sucedida até aqui, trouxe diversas contribuições para o que fazemos hoje. A solução não está em escolher um método e restringir-se a ele: é necessário desfrutar de liberdade para encontrar e construir caminhos que atendam às demandas de quem aprende, nos contextos no quais estamos inseridos. Embora compartilhemos a humanidade, somos diversos. As experiências nos afetam de diferentes formas e, assim, vamos construindo nosso repertório que é singular.
Tendo isso em mente, é possível olhar para os diferentes métodos que foram apresentados ao longo da história de maneira crítica, experimentar e refletir sobre o que há de melhor em cada um deles para cada pessoa e situação de ensino e, diante disso, construir uma abordagem que se mostre adequada. Estar antenado ao que vem sendo produzido em termos de pesquisa e ter sensibilidade para compreender a realidade do aprendente e, a partir disso, propor caminhos que são aperfeiçoados nas relações de troca que se estabelecem entre professor e aluno: eis o pós-método.