Como estabelecer uma rotina de estudos?
Se você está lendo este texto é porque já sabe da importância de estabelecer uma rotina de estudos. Já deve ter percebido que a aprendizagem de um idioma [e de tantas outras coisas] está intimamente ligada à repetição, à prática. Tem até uma expressão em inglês que diz “practice makes perfect”! Mas rotina é algo individual, portanto, achar uma que funcione para você requer observação, tentativa e ajustes. Trago aqui algumas ferramentas para te ajudar nesse processo.
Muitas vezes, vamos nos atropelando e ficamos sem tempo para estudar porque não temos muita noção de para onde está indo o nosso tempo. Por isso, sugiro que você desenhe a sua semana. Esse desenho nos ajuda a ter a percepção de como estamos usando o nosso tempo e fazer mudanças e escolhas a partir disso. O desenho pode ser feito com papel e caneta, numa agenda eletrônica, no Word, no Excel ou no applicativo de sua preferência. Organize seus dias em blocos de horário, como na foto abaixo. Usar cores diferentes para cada atividade é um ótimo recurso. A partir disso, você conseguirá visualizar espaços disponíveis para incluir seus períodos de estudo.
Sobre os blocos de estudo, recomendo começar pequeno. A gente costuma achar que tem que estudar muito de uma vez só, mas 10 ou 15 minutos podem ser suficientes, dependendo da atividade. E aquela velha máxima é verdadeira: “pouco é melhor do que nada”! No meu caso, faço blocos de 25 minutos. O tempo deve ser suficiente para você se concentrar e se engajar na tarefa que deseja fazer. Quanto à frequência, sugiro também começar com poucos blocos- 1 ou 2 por semana, por exemplo. Quando tiver consolidado essa prática e, se achar necessário, você pode aumentar o tempo e/ou a frequência.
Tendo os blocos de estudos definidos, sugiro que você registre-os na sua agenda, como um evento que se repete. Você pode, inclusive, incluir links e tarefas que vai desempenhar na descrição do evento. Isso economizará seu tempo e a sua energia quando a hora de estudar chegar: você não vai precisar pensar no que fazer porque a decisão já foi tomada e registrada. Vai ser só seguir o plano. Muito bom facilitar a própria vida, não é mesmo?!
Se a sua semana não costuma mudar, você raramente precisará alterar essa rotina. Caso mude com frequência, você pode precisar de revisões e ajustes semanais. Ter o evento registrado no calendário facilita na hora de fazer essas mudanças. E mesmo que você não precise mudar os eventos, sugiro separar um tempo ao final de cada semana para olhar para trás, ver o que conseguiu fazer e separar links e tarefas para a semana seguinte. Isso ajuda a manter a motivação e a perceber a necessidade de ajustes.
Faz um tempo, gravei esse vídeo: Como conseguir organizar sua rotina de estudos? (Parte 1)
Como você organiza a sua rotina de estudos? Se precisar de ajuda, pode agendar uma sessão de organização de rotina de estudos comigo.